Mangás para todos, sem preconceitos

| domingo, 10 de novembro de 2013


Na atualidade temos diversas formas de entretenimento, em nossa sociedade ocidental definimos coisas que são de uma determinada faixa etária, brincar é coisa de criança, assistir jornal é coisa de adulto, pintar é coisa de mulher, só homens gostam de futebol e etc. Então criamos determinados preconceitos a respeito de alguns itens do entretenimento. Temos ai um caso das histórias em quadrinhos, no  Brasil os HQ são considerados coisas de crianças e quando se vê um adulto lendo se pensa "nossa ele não teve infância? Que crianção!" entre outras coisas, mas em outros países a situação é bem diferente.

Shonen 
Pegaremos o Japão como exemplo, lá existe um mercado muito rico de quadrinhos, os nossos queridos mangás, que são divididos por faixas etárias e para diversos  públicos alvos. Existem trabalhadores que nas horas de ida e volta de seus serviços leem mangás para passar o tempo, colegiais que os procuram em seus intervalos. Mas os temas e formatos de histórias são diferentes para cada publico, divididos por gêneros e por faixa etária. Temos a seguinte divisão de mangás por tipos:

Shonen: são histórias para garotos, giram normalmente entorno do tema amizade. É um dos gêneros mais populares de mangás, tendo nem só meninos, mais também meninas e adultos como consumidores. Lembrando que shonen significa menino. Entre as revistas especializadas neste gênero está a Shonen Jump da editora Shuisha, responsável por sucessos como Dragon Ball, Bleach, Naruto, Hunter x Hunter, entre outros.

Shojo
Shojo: Shojo significa meninas, são histórias mais românticas com um teor maior de sensibilidade para garotas em idade colegial, bem certo que garotos e adultos também gostam deste gênero. Temos sempre uma heroína que busca alcançar determinado objetivo, como conquistar um namorado. Temos um subgenero chamado Mahou Shojo (literalmente garotas mágicas) em que meninas bonitas tem poderes mágicos e lidam com diversas situações. Dentro da categoria está Sailor Moon, Card Captors Sakura, Nana e etc

Kodoma
Kodomo: Os Shonens e Shojos são para meninos e meninas na fase da adolescência , já os Kodomo são histórias criadas para crianças menores, geral tem um traço mais leve e envolvem bichinhos bonitinhos com historinhas bonitinhas, com um "quê" para o aprendizado infantil, podemos citar nesta categoria Doraemon, Pokemon, Astro Boy, a princesa e o cavaleiro, Kinba o leão branco entre outros.

Josei
Josei e Seinen: Aqui chegamos em histórias voltadas para publico jovem a adulto como histórias com temas mais adultos e mais cotidianos. O josei voltado para o publico feminino lida com problemas com relacionamentos, vida profissional etc. Temos como exemplo Honey e Clover, Paradise Kiss, entre outros. O seinen nada mais é que o Shonen com um pouco mais de pimenta e sal, enquanto o shonen tende a ser um pouco mais censurado por conta do publico nos seinen a violência, sangue e sexo podem ser utilizados, os personagens geralmente são adolescentes ou pessoas de 20 à 40 anos, por é faixa etária de leitores do mangá, como exemplos de seinen temos títulos como Gantz, Love Junkies.

Gekigá: os gekigás são mangás com alto teor adulto assim como os seinen e josei, porém estes podem ter um traço como shonen e shojos e os gekigás geralmente tem um traço mais realista, abordando tramas psicológicas, morte, vingança entre outros temas.
Alguns exemplos de Gekigá são os mangás de Lobo Solitário, Vagabond, Akira e Mai a garota sensitiva.

Yaoi e Shonen - ai: São histórias que envolvem relacionamentos entre homens, no Yaoi é explicito e no Shonen-ai é mais idealizado sem cenas de sexo. Lembrando que que o publico alvo são adultos, não só somente homossexuais mais também mulheres japonesas elas amam esse gênero. Ex: Blood Honey e Gravitation.

Yuri e Shojo-ai: apresentam relacionamentos entre mulheres, como no Yaoi, o Yuri é mais explicito enquanto o shojo-ai é mais idealizado e sem cenas de sexo. Também pode retratar mulheres que são fortes, fugindo daquele estereótipo de  mulheres frágeis que sempre tem de ser salva pela herói. Diversas séries japonesas apresentam personagens que tem um  certa preferencia pelo mesmo sexo mais que não dizem propriamente sua sexualidade. Ex: Utena, Candy Boi.

Hentai: São histórias com maior teor erótico com cenas de sexo explicito entre os personagens, diferente do Yaoi e do Yuri as cenas de sexo são quase toa a história, podendo ser tramas para heterossexuais e para Homossexuais.

Para finalizar, os mangás não são somente para crianças como vocês podem ver existem diversos tipo para diversos públicos, esses citados são alguns existem outros subgêneros para todos os gostos. Por isso devemos deixar o preconceito de lado e abraçar nosso mangás ou HQs lermos independente da nossa idade, mais também não devemos nos irritar com as outras pessoas pois muitos tem preconceito com aquilo não conhecem, apresentem seus quadrinhos favoritos para as pessoas e quem sabe você não conquista mais um fã para esse incrível mundo.

Só lembrando da nossa comunidade no facebook: https://www.facebook.com/nihonmundodosmangas, curtam e fiquem por dentro das novidades. Até mais : D !!!






0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲