O mercado de quadrinhos do Brasil

| terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oi, gente andei meio sumido, mas antes que todos me joguem uma multidão de Kamehamehas, foi por uma causa nobre, final de semestre na faculdade. Muitos trabalhos, algumas provas e muito, muito stress... Gente é difícil, os professores passam quase que o semestre inteiro sem passar nenhuma atividade para nota, mas quando chega de final semestre todos querem um pedaço seu, e não se tem tempo para nada. Mas não é sobre isso que vim falar com vocês hoje mais sim sobre o mercado brasileiro de quadrinhos.
Vamos lembrar um pouco do final da década de 80 até o começo dos anos 2000. Existia uma grande variedade quadrinhos no mercado editorial e o mais interessante é que a maioria eram de artistas nacionais, é evidente que a maioria era de cunho infantil ou muitas eróticos que nem circulavam em nosso mercado, mais também iam direto para o exterior. Mas a maioria destes eram para crianças, na década de 80 Ziraldo lançava O menino maluquinho e diversos artistas nacionais publicavam histórias sobre hits da época como He-man, o Fantasma e etc. O interessante é muitos dos títulos vinham para serem desenvolvidos por artistas brasileiros, criando histórias nacionais sobre determinado personagem.

Com o sucesso de Os cavaleiros do zodíaco na TV Manchete, diversas revistas e quadrinhos baseados nos mangás foram produzidas e publicadas em nosso mercado. Definitivamente os mangás invadiram o Brasil, a partir dai as pessoas ficavam cada vez mais curiosas para saber mais sobre aquele país pequeno do oriente e as editoras começaram a olhar os quadrinhos japoneses com outros olhos. Final da década de 90 diversos títulos foram lançados pelas editoras JBC, Conrad e Animangá, dentre os quais estava Card Captor Sakura, Samurai X, Dragon Ball, Ranma 1/2 e Os cavaleiros do Zodíaco. Desde então nossos bancas estão recheadas de mangás, um mais interessantes que os outro. Lembrando também dos HQs da Marvel e da DC que são sucesso absolutos por aqui.

Mas, e como ficou a produção dos quadrinhos nacionais. Nesta época estava em crise com o lançamento de todos esses importados, com exceção da Turma da Mônica quase não se via revistas em quadrinhos nacionais nas bancas de jornal. No final da década de 90 e começo de 2000, muitos artistas nacionais produziam títulos, eu mesmo  tinha algumas revistas de Holy Avenger com arte de  Érica Awano, outros da editora escala que lançava histórias de artistas novatos. Mas com passar do tempo as pessoas admiravam cada vez mais o que vinha de fora do país e esqueciam dos produtos nacionais. Muitos artistas se viram obrigados a atuar em outras áreas para sobreviver.

Chegado em 2008 Mauricio de Souza começa um novo projeto A turma da Mônica Jovem, que logo se tornou sucesso absoluto de vendas, alavancando nosso mercado nacional, logo em diversos títulos foram lançados como Didi e Lili, Luluzinha Teen, dentre outros. Alguns mangás nacionais não foram  distribuídos em todo Brasil, como é o caso Zucker do Studio Seasons, que nunca chegou nas bancas da minha região :'( 
Temos também a iniciativa da Ação Magazine que ultimamente tem estado sumido, apesar das histórias, um tanto quanto interessantes.

O Brasil tem uma gama muito grande quadrinistas talentosos, o que falta por aqui são as oportunidades. A nossa população meio que torce o nariz para tudo que é nacional e valoriza muito o que vem dos exterior. Já é difícil trabalhar na área do entretenimento por causa da pirataria e a internet, o jeito é se adaptar e publicar suas histórias via internet, buscando ajuda de custo dos próprios leitores do site. Mas devemos dar valor a nossos artistas, os desenhistas e quadrinistas brasileiros são muito reconhecidos fora do país, muitos atuando na própria Marvel e DC como Mike Deodato Jr. e Roger Cruz. As editoras nacionais deviam segurar esses talentos para produzirem para nosso mercado, valorizando nosso cultural e quem até passando ela para outras etnias.

Esse mês teremos muitas novidades aqui no blog aguardem e não deixem de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades: https://www.facebook.com/nihonmundodosmangas . Até mais : D


3 comentários:

Next Prev
▲Top▲