Em meados dos anos 90, as Tv's brasileiras eram bombardeadas de desenhos com os olhos grandes que transmitiam mensagens de amizade, superação e etc, que vinham de país pequeno do oriente, mais que revolucionou as mentes dos jovens daquela época e ainda revoluciona as de outros, mesmo 20 anos depois. Não passou muito tempo e os quadrinhos japonesas chamados mangás, ganhavam espaço nas bancas de jornal, livrarias e também em nossas estantes.
É grande a influencia que a cultura japonesa tem em nosso país, e todo esse material disponível no mercado do entretenimento, gerou uma geração com muitas influenciada culturalmente. Jovens começaram despertar interesses especiais, como aprender a desenhar seus personagens favoritos de animes e mangás. Para muitos só ficar copiando não era bastante, eles queriam desenvolver seu próprio estilo de desenho e histórias originais. Algumas editoras tinham revistas que permitia a leitor, enviar suas histórias e assim as melhores serem selecionadas e publicadas.
Existem muitos artistas no mercado produzindo mangás 100% brazuka e até conseguindo com que sejam publicados e outros buscam programas e sites de financiamento coletivo para verem suas obras chegando ao publico. Bem, essa não é uma estrada dos tijolos amarelos, pois precisa de muita dedicação do individuo para conseguir chegar lá, no ponto mais alto. Primeiramente deve-se ter um bom traço e originalidade no roteiro, porém a um problema os leitores, muitos tem um certo preconceito quanto a mangás nacionais, gerando um certa polemica.
Existem aqueles fãs mais Hardcore, que dizem que não pode existir mangá nacional, pois para ser mangá tem que ser produzido no Japão. Bem para rebater isso a palavra mangá significa História em quadrinho, e caso você mostre para um japonês, uma revista em quadrinhos americana ou mesmo nacional de qualquer estilo ele a chamará de mangá. Existe muito material nacional extremamente bom e não só no requisito desenho mais também no roteiro, muitas vezes quando o consumidor vem que se trata de algo nacional logo desiste de comprar, torcendo o nariz e dizendo "É brasileiro não quero!".
É evidente que como existe material de boa qualidade e também existe alguns nem tão bons. Mas é essencial que apreciemos também aquilo que é produzido por artistas de nossas terras tupis. O brasileiro está acostumado a valorizar a cultura dos outros e menosprezar a sua, todo que tem a ver com Brasil é tachado como ruim. Os leitores devem experimentar nem só mangás nacionais como outras produções, porém os autores também devem aproveitar melhor nossa cultura, porque a sua história não pode se passar em uma cidade do interior de São Paulo, chamada Potim, invés de uma cidade japonesa? Porque o vilão tem de ser uma raposa de 9 caldas, invés da Cuca ou Boitatá? Nossa cultura tem de ser valorizada também, nossos valores, nossas crenças, as histórias de um povo. Deve-se criar algo que mostre para as pessoas como aquele determinado personagem tem a ver com ela, mas por sua vez as pessoas tem de dar uma chance a sua cultura e experimentar aquilo que é nacional.
Existem muitos artistas maravilhosos em nosso país e na Comic Con Experience pode prestigiar muito deles e trazer um pouco daquilo que eles tem de melhor, me surpreendi com tantos trabalhos de boa qualidade que encontrei por lá. As editoras de nosso país também deveriam incentivar esses artistas e dar um chance para suas histórias sejam conhecidas e também quando forem publicadas fazer um boa distribuição, pois muitas cidades e regiões não recebem mangás nacionais ou qualquer outro quadrinho ou livro , eu até hoje fiquei esperando Zucker do Studio Seasons e nada, e muitas produções só ficam nas capitais e não chegam no interior. Temos que fazer um bom trabalho de distribuição e valorizar o que temos de melhor, quem não nunca leu um mangá nacional não sabe o que está perdendo, leia e depois nós diga sua opinião mande sua opinião, deixe um comentário. Curtam nossa página no Facebook.
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